quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Tantas coisas !!!!!!!!!!

Olá meninas saudades !!!!!!!!!


Meu blog insiste em me sabotar rsrsrs, sempre dá um erro de login aqui nem sei mais o que fazer.




Mas estou feliz pois ganhei um selinho da minha amiga: http://artesluci.blogspot.com


Esse selo veio de outra amiga blogueira:http://wwwcoisasdangelica.blogspot.com  


E também da Dani:http://artesanii.blogspot.com


Vale apena conhecer o trabalho delas, verdadeiras artistas e não somente artesãs. Olha que lindo o selinho:



Obrigada meninas, fiquei muito feliz !!!! Bjkas "pro cês" rsrsrs...


Hoje é um dia muito especial, dia de Iemanjá no sincretismo Nsa. Sra dos navegantes.

Você entende o sincretismo religioso, sabe porque ele aconteceu?

Vou dar uma resumida.

 Com a vinda dos negros escravos para o Brasil, com ele vieram suas tradições e crenças religiosas, sendo que proibidos pelos senhores-de-engenho de cultuarem seus deuses e sob a pressão dos padres católicos em convertê-los à religião católica, os negros adaptaram-se à situação. Observando as características atribuídas aos Santos católicos ensinadas pelos catequistas, identificaram nelas traços de seus próprios Orixás, relacionando uns aos outros. Assim, então, o Orixá Ogum “transformou-se” em São Jorge, Oxossi em São Sebastião, Oxalá em Jesus Cristo e assim por diante.



    

 Assim sendo Iemanjá foi sincretizada com Nsa. Sra. dos Navegantes.

Hoje é comemorado em muitas cidades o dia de Iemanjá , e Nsa. Sra. dos Navegantes, muitas pessoas vão até o mar levar seus presentes á nossa doce mãe, a Rainha do mar, que pena não estar na praia, mas meus pensamentos e sentimentos estão com ela, principalmente minha gratidão !!! Odoyá...

História de Iemanjá:

Conta a história que Iemanjá seria filha de Olokum – na região do Daomé, atual Benin, considerado deus e, em Ifé, deusa do mar. Em uma lenda de Ifé, ela aparece casada pela primeira vez com Orunmilá, senhor das adivinhações, depois com Olofin, rei de Ifé, com quem teve dez filhos. Cansada de sua permanência no lugar, Iemanjá foge em direção ao oeste, o Entardecer da Terra. Olofin, então, lançou o exército a sua procura e a orixá, temendo o perigo, quebrou uma garrafa contendo um preparado que Olokum havia lhe dado, com a recomendação de que a atirasse ao chão ao pressentir algum risco. Formou-se, então, um rio que a tragou e a levou para o oceano, morada de seu pai.
Outra lenda conta que a origem de Iemanjá se deu depois que ela, de tanto chorar com o rompimento com seu filho Oxossi, que a abandonou e foi viver na mata com o irmão renegado Oçanhe, se derreteu e transformou-se em rio, que foi desembocar no mar. Em Ifé, Iemanjá é mãe de quase todos os orixás de origem iorubá, com exceção de Logunedé, e é a rainha das águas salgadas: as provocadas pelo choro da mãe que sofre pela vida dos filhos que se afastam de seu abrigo e as do mar, sua morada, onde costuma receber os presentes e oferendas dos devotos, como espelhinhos, alfazema, flores brancas e champanhe, sua bebida preferida.
Fonte: templo de umbanda.


Independente das lendas, acredito na força de Iemanjá, na sua proteção de mãe, que quer abraçar seus filhos, protegê-los e abençoá-los !!!!

Acho lindo no final do ano, nas muitas praias espalhadas pelo Brasil, independente de religião ou crença, uma multidão vai até o mar, pula as 7 ondas e leva flores para Iemanjá, garantindo uma proteção e limpeza na alma pro ano que está nascendo, pena que ao longo do ano, muitos se envergonham de sua religião e escondem a verdade...enfim...cada um dará conta de si a Deus.


Oração a Iemanjá


Oh! Doce, Meiga e Querida Mãe Iemanjá. Vós permitistes que no seio de vossa morada se formassem as primitivas formas de vida, que foram o berço de toda criação, de toda a natureza, e de toda a humanidade, aceitai nossas preces de Reconhecimento e amor, Oh! visão Divina e Celestial, que os lampejos que emanam do vosso diáfano manto de estrelas venham, como benéficas espirituais, aliviar os nossos males, curar aos doentes, apaziguar os nossos irmãos irados, consolar os corações aflitos. que as flores e oferendas que depositamos em vosso tapete sagrado, sejam por vós aceitas e quando entrarmos nas águas para vos ofertá-las sejam as ondas do mar portadoras de vossos fluidos divinos. 

Fazei, Senhora Rainha das Águas, com que a espuma das ondas em sua alvura imaculada traga-nos a presença de Oxalá, limpe os nossos corações de todas as maldades e malquerências.
Que os nossos corpos, tocados por vossas águas sagradas, liberte-se em cada onda que passa, de todos os males materiais e espirituais. que a primeira onda a nos tocar afaste de nossas mentes todos os eventuais desejos de vingança.
Que a segunda onda lave nossos corações e nosso espírito, para que não nos atinjam as infâmias e mal querência de nossos desafetos.
Que a terceira onda afaste a vaidade de nossos corações.

Que a quarta onda lave nosso corpo de todos os males e doenças físicas para que, sadios, possamos prosseguir.
Que a quinta onda afaste de nossa mente a ganância e a cobiça. 

Que a sexta onda venha carregada de flores e que nosso maior desejo seja o de cultivar o amor fraternal que deve existir entre todos os homens.

E que ao passar a sétima onda, nós, puros e limpos de mente, corpo, e alma, possamos ver, ainda que apenas por alguns segundos, o esplendor de vossa radiosa imagem. é o que humildemente vos suplicam os filhos de Umbanda.


Autor: Ronaldo A. Linares





Nenhum comentário:

Postar um comentário